11 de jul. de 2020

Ressurreição dos mortos

Ressurreição dos mortos
A ressurreição dos mortos tem sua origem em Gênesis 2:17, quando Adão comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
● Gênesis 2:16 » Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;      
● Gênesis 2:17 » mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.      

Paulo escreveu em Romanos 5:14 que a morte reinou de Adão até Moisés. Entende-se que a morte deixou de reinar quando o anjo lutou com Jacó, e mudou o nome de Jacó para Israel (Gênesis 32:28). Quando Jacó e os seus filhos entraram no Egito a morte já não reinava, porque as crianças passaram a nascer almas viventes, sem o conhecimento do bem e do mal, abrindo espaço para os anjos reinarem e também dar início a ressurreição dos mortos. Paulo foi um apóstolo de Jesus Cristo ligado aos gentios.
● Romanos 5:14 » No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir.      

Os que morreram de Adão até Moisés são os “outros mortos” citados em Apocalipse 20:5 que faziam parte da grande geração de Adão que tinham o conhecimento do bem e do mal, e eram considerados filhos de Deus (Gênesis 3:22). Após o fim dos mil anos inicia a ressurreição dos mortos e vai finalizar quando completar o número dos escolhidos.
● Apocalipse 20:5 » Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.   

Os “outros mortos” também aparecem mencionados em Apocalipse 17:15, são os povos, multidões, nações e línguas, que vieram com as águas do dilúvio e agora estão revivendo da morte. No dilúvio havia águas e Deus mandou mais águas, assim como havia almas (espíritos) e Deus mandou mais almas.
● Apocalipse 17:15 » Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.   

Apocalipse 20:4 faz menção da perseguição que houve no Éden, antes do dilúvio, contra os que eram fieis ao Cordeiro, que não adoraram a besta nem a sua imagem e não receberam o sinal da fronte nem nas mãos. Os fiéis foram mortos, mas reviveram e reinaram com Cristo mil anos (vinte e quatro mil anos, mil anos como um dia). Apocalipse 20:4 deixa claro que os mortos já foram julgados pelas coisas que estão escritas nos livros que aparece em Apocalipse 20:12.
● Apocalipse 20:4 » Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho ‘de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.   
● Apocalipse 20:11 » E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.      
● Apocalipse 20:12 » E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.      

O texto em Daniel 12:2 também deixa claro que os mortos já foram julgados segundo as suas obras.
● Daniel 12:2 » E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.    

Em Apocalipse 20:6, fala que os escolhidos, que tem parte na primeira ressurreição, morrerão, mas sobre estes não tem poder a segunda morte, e reinarão com Cristo durante mil anos (segundo milênio). Se a segunda morte não tem poder sobre os fiéis, então já houve a primeira morte. A primeira ressurreição está ocorrendo e vai até completar o número dos escolhidos.
● Apocalipse 20:6 » Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.      

Em Mateus 22:31, Jesus Cristo falava da ressurreição dos mortos, citando Abraão, Isaque e Jacó que morreram com o “conhecimento do bem e do mal” e precisavam reviver da morte.
● Mateus 22:31 » E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus:      
● Mateus 22:32 » Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos.      
● Mateus 20:16 » Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.      

Jesus Cristo é o exemplo da ressurreição dos mortos, quando nasceu de Maria. Era o Cordeiro, o filho de Deus, que desceu do Céu e reviveu na pessoa do menino Jesus, e depois de morto, a segunda morte não teve poder sobre Ele, porque ressurgiu da morte e foi arrebatado aos céus (Apocalipse 20:6).

Jesus não poderia ser filho de José e isso ficou claro quando falou com sua mãe “mulher o que eu tenho contigo”. Jesus não pertencia a casa de Israel.
● João 2:4 » Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.      

Em Mateus 22:30, Jesus Cristo falou com os discípulos a respeito da ressurreição, estava falando não da ressurreição dos mortos como aparece em Mateus 22:31, porque os discípulos não tinham o “conhecimento do bem e do mal”, eram anjos e esses anjos eram as estrelas do céu citadas em Apocalipse 12:4.
● Mateus 22:30 » porque na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.    

Quando Jesus dizia que era chegado o reino dos Céus ou quando dizia da ressurreição, como aparece em Mateus 22:30, estava falando do arrebatamento das ovelhas perdidas da Casa de Israel, que Jesus Cristo veio salvar e aparecem seladas em Apocalipse 7:4.
● Mateus 10:5 » A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;      
● Mateus 10:6 » mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;      
● Mateus 10:7 » e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.      
● Apocalipse 7:4 » E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:    

O mandamento do batismo não servia para as ovelhas perdidas da casa de Israel. O batismo representa o sepultamento do velho homem, que reviveu da morte com o “conhecimento do bem e do mal”, assim como também era Jesus. Jesus deu o exemplo quando foi batizado por João Batista.

Entende-se que a grande multidão que aparece em Apocalipse 7:9, são os que reviveram da morte, ou seja, participaram da primeira ressurreição e foram arrebatados, e sobre esses não terá poder a segunda morte que fala em Apocalipse 20:6.
● Apocalipse 7:9 » Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro,   

O gráfico a seguir mostra claramente um aumento populacional após os mil anos, ou seja, após Jesus Cristo. São os “outros mortos”, que morreram com o conhecimento do bem e do mal e que estão revivendo.


Fonte original: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Population_curve.svg

Os homens que morreram com o conhecimento do bem e do mal, somente poderão voltar para Deus após a ressurreição dos mortos, que fala em Apocalipse 20:5. Os homens estão revivendo uma só vez, até completar o número dos escolhidos, vindo depois o juízo (Hebreus 9:27).
● Hebreus 9:27 » E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,   


Estes assuntos estão sendo esclarecidos através do livro "Tempo de Deus"
Veja matéria completa
Tempo de Deus.
https://odemori.blogspot.com/